Você sabia que o transformador foi inventado por Michael Faraday?

No que diz respeito a história do transformador elétrico, começou precisamente em 1831. Naquele ano o britânico Michael Faraday e o americano Joseph Henry comprovam por meio de um experimento e de forma independente o conceito de eletroímãs e as propriedades de indução eletromagnética. Quarenta e cinco anos depois, em 1876, o russo Pavel Nikolayevich conseguiu descrever um método de empregar o conceito de indução proposto por Faraday.

Já em 1882 o francês Lucien Gaulard e o britânico John Gibbs recebem a patente inglesa do seu gerador secundário. Após uma série de contestações e a perda da patente, um ano depois um sistema de distribuição de corrente alternada é implantado pelas empresas Hammond and Co. e Eastbourne Electric Lighting Co. E deste faz parte o gerador secundário de Gaulard e Gibbs.

Em 1886 a empresa americana Westinghouse torna a construção do transformador mais prática por meio de aperfeiçoamentos no seu projeto. Assim utilizam seus transformadores no sistema de iluminação da rua principal da cidade de Great Barrington, em Massachusetts, Estados Unidos.

Essa foi uma das primeiras demonstrações de um sistema completo de distribuição de energia em corrente alternada utilizando transformadores elétricos.

Conheça nossos produtos! Entre em contato com a área de vendas através do telefone (18) 3643-8010 ou pelo e-mail vendas@itb.ind.br.